Esquema elétrico de um furgão Agrale

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esquema elétrico de um furgão Agrale

Mensagem por dioneiemme em Seg Ago 28, 2017 8:58 am

Bom dia amigos

Gostaria da ajuda em meu esquema elétrico. Não tenho conhecimento em elétrica e esse esquema fiz com conhecimentos obtidos pela internet, mas gostaria da ajuda pra saber se ele está OK.

Estou montando um pequeno motorhome em um Furgão Agrale, e estou fazendo sozinho, em casa.

Vou ter duas baterias estacionárias para a casa, com um inversor de 2000W, iluminação 12V, geladeira 12V, bomba d' água 12V e na rede 220V ficará TV, algum equipamento de cozinha e recarga de alguns equipamentos.
A carga das baterias farei com um carregador de baterias (onde houver energia disponível) e pelo alternador. Futuramente pretendo instalar painéis solares.
Para fazer o carregamento pelo alternador vou fazer a instalação de um rele para que a energia passe até a bateria quando o carro estiver ligado mas que a casa não roube energia da bateria do carro quando ele estiver desligado. (porém não sei qual a especificação desse rele).

Quem puder me ajudar agradeço, alguma dica ou coisa errada na instalação tudo é bem vindo.

Abraços

dioneiemme

Ver perfil do usuário

Re: Esquema elétrico de um furgão Agrale

Mensagem por rocverde em Sex Set 01, 2017 1:13 pm

Boa tarde!

O que você procura não é um relê para separar o circuito original do veículo do circuito novo, e sim um DIODO. Diodos permitem que a corrente flua em somente uma direção, no caso do alternador para as baterias novas. Um diodo precisa ter a especificação de corrente maior do que a que fluirá por ele, obviamente. Diodos, porém, sofrem de uma pequena queda de tensão. Os mais comuns, usados em eletrônica, perdem 0,7v entre suas extremidades. Não sei te informar sobre os automotivos.

Relê funcionaria para interromper o circuito como se fosse um interruptor entre o circuito original e o circuito novo. Pode ser usado, mas tem que se prestar muita atenção na capacidade da fiação, e relês precisam de 12v em um de seus pinos para armar esse circuito. Se for usar, use relês grandes, como 70A, talvez até mesmo mais de um em paralelo.

Em vários pontos do seu circuito você colocou um fusível de 120A e logo em seguida um disjuntor de 10A. O disjuntor vai desarmar muito antes do fusível. Lembre-se que disjuntores fazem o papel de fusíveis, assim como na maioria das casas modernas. Você pode utilizar um interruptor que suporte a carga desejada E um fusível apropriado, ou então usar apenar um disjuntor para armar e desarmar a carga, atuando ao mesmo tempo como um fusível.

Um exemplo é ali na entrada de alimentação do inversor, onde há um fusível de 200A e um disjuntor de 10A. Quando o inversor consumir pouco mais de 10A, o disjuntor será desarmado. Use ou um disjuntor de capacidade apropriada, de acordo com o consumo especificado no manual do inversor, ou uma chave apropriada e um fusível (mais provável que precise usar uma chave controlando um relê e um fusível, devido à corrente que circulará por ali). No caso do inversor, recomendaria ligá-lo sem chaves, e talvez até mesmo sem um fusível, já que esses equipamentos costumam ter seus próprios fusíveis.

Um abraço!

rocverde

Ver perfil do usuário

Mensagem por dioneiemme em Sex Set 01, 2017 3:31 pm

Boa tarde rocverde, agradeço a ajuda.

Em relação ao diodo já tinha lido sobre ele, porém o que me fez não usa-lo é essa perda, mas também não sei se isso representaria muito para o meu sistema. A idéia de usar o rêle é que quando o carro estivesse desligado ele desarmaria e interromperia o circuito, não deixando os equipamentos da casa usarem a energia da bateria de partida, que poderia me deixar na mão na hora de sair com o veículo. Ele seria ligado no pós chave.

Sobre os disjuntores, até onde sei os de uso em corrente contínua não desarmam direito em corrente alternada, por isso usaria apenas como uma chave e os fusíveis que fariam a proteção. Isso procede?

Na entrada do inversor, já fiz a alteração da capacidade do disjuntor. Nesse ponto, pensei em colocar esse disjuntor para usar como uma chave liga/desliga, já que o inversor ligado mesmo sem uso consome algo em torno de 3A.

Muito Obrigado pela ajuda

Grande abraço.

dioneiemme

Ver perfil do usuário

Mensagem por rocverde em Sex Set 01, 2017 4:09 pm

Olá!

A queda de tensão no diodo pode afetar o recarregamento da bateria auxiliar sim. Poderia ser utilizado os relês do modo como falou, se atentando em pegar um pós chave que desligue no momento da partida, para não consumir energia de sua bateria auxiliar.

Os disjuntos residencias em corrente contínua sofrem dois problemas: a capacidade de corrente que ele suporta pode ser menor do que em corrente alternada, e o tempo de resposta delas é relativamente longo. Os fusíveis em série com os disjuntores servirão como uma redundância, caso o disjuntor não desarme ou demore pra desarmar.

Lembre-se também de sempre usar fios de bitola correta. Encontra-se na internet várias tabelas que indicam a bitola mínima recomendada pra determinados consumos. Não economize com isso, fios finos esquentam e podem causar um grande prejuízo.

Um abraço!

rocverde

Ver perfil do usuário

Mensagem por Henrique em Sex Set 08, 2017 8:50 am

Ótimo tópico, gente.

Infelizmente não tenho o conhecimento técnico necessário para opinar, mas vou relatar a minha experiência.

Na primeira Kombi usei um relé de 70A para conectar/desconectar a bateria estacionária da bateria do carro. Funcionou legal, mas acabei trocando por um disjuntor para realizar essa conexão manualmente. Prefiro assim.

Fica atento com o carregamento da estacionária pelo alternador. Não é algo muito saudável para ela, especialmente se não atentar para os limites de carga e flutuação dela.

Hoje uso painel solar, mas mantenho uma conexão entre as baterias para eventuais carga pelo alternador. Sempre com disjuntor.

Admin

Ver perfil do usuário http://www.vanlife.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: